ApacAPAC


Palácio dos Aboim

R. Arco Marquês Alegrete,
Bl. 2 - esc 4.8

1100-034 LISBOA



Tel: 21 882 16 43
Fax: 21 882 16 44
e-mailgeral@apaclinicos.pt

 

       O farmacêutico Manuel Pimenta recebeu a Medalha de Honra da Ordem dos Farmacêuticos. A distinção foi atribuída durante a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico 2017, realizada no novo edifício da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos, no dia 26 de setembro. A Ordem reconhece o seu “elevado mérito”, “grande dedicação à profissão farmacêutica” e “contributo extraordinário para a valorização da atividade farmacêutica no seio da sociedade”.
Manuel Amadeu Pinto de Araújo Pimenta, 89 anos, natural de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, é um dos mais notáveis farmacêuticos portugueses e um cidadão com um sentido cívico notável. Proprietário de um dos mais conceituados laboratórios de análises clínicas do norte do País, é voz ativa, ouvida e respeitada entre as entidades locais.


          Descendente de uma família com várias gerações de farmacêuticos, tradição a que os seus dois filhos deram continuidade, Manuel Pimenta sempre evidenciou um caráter humanista assinalável. O contacto com os doentes moldou-lhe o espírito e terá contribuído para as suas constantes preocupações com o bem comum. Foi por isso com naturalidade que desde cedo se envolveu também em ações de natureza social, no associativismo e na vida política.

Frequentou o Liceu Nacional de Viana do Castelo e seguiu para a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde concluiu a licenciatura em 1960. Aos 21 anos, assumiu a direção técnica da Farmácia Misericórdia, propriedade do seu pai, Amadeu Araújo Pimenta. Estagiou no Hospital de Santo António, e especializou-se em Análises Clínicas

       Entre 1966 e 1969 cumpriu serviço militar obrigatório. Após um primeiro período em que desempenhou funções no Hospital Militar de Évora, foi mobilizado para a Guiné Bissau, onde desempenhou o cargo de diretor do Laboratório de Análises Clinicas do Hospital Militar e do Hospital Civil, ambos na cidade de Bissau. No regresso à metrópole, ingressou no laboratório do Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo, onde se manteve como diretor técnico durante nove anos.
        Em 1978, fundou na sua terra natal o Laboratório de Análises Manuel Pimenta e foi alargando a atividade e serviços aos concelhos vizinhos de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Freixo, Correlhã e São Martinho da Gandra. Pelas suas características, físicas e estruturais, mas também pela sua identificação com Ponte de Lima e os seus habitantes, pelo ambiente de familiar e o natural empenho dos colaboradores, e pelos elevados padrões de qualidade que o suportam, o laboratório de Manuel Pimenta é uma referência para toda a região do norte do País.

         Militante do Partido Socialista, assumiu papel ativo na luta contra a ditadura e na construção da democracia, tendo sido deputado à Assembleia Constituinte, onde se manteve durante toda a legislatura. Participou ativamente na redação e aprovação da Constituição da República Portuguesa, a 2 de abril de 1976. Pelo facto, foi recentemente um dos homenageados, durante comemoração dos 40 anos da aprovação da Constituição da República Portuguesa.
O seu caráter altruísta está também patente no trabalho que tem sido desenvolvido na fundação com o seu nome e que tem como missão intervir nas áreas da Saúde e Educação, principalmente no domínio da cooperação com os países de língua oficial portuguesa.

     Criada em 2009, a Fundação Manuel Pimenta ajudou a construir uma Maternidade do Cacheu, na primeira localidade onde os portugueses aportaram na Guiné e que, durante muitos anos, foi o grande entreposto comercial na costa ocidental de África. Este projeto estreitou as relações entre as "cidades-gémeas” de Viana do Castelo e de Cacheu, cobrindo um universo populacional de 6 mil pessoas.

 ManuelPimenta 1

ManuelPimenta 3

 

Titulo de Outorga 2017 - Dr Manuel Pimenta

 

 

Fonte: Departamento de Comunicação da APAC

 

«  dezembro 2017  »
dstqqss
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Não hesite,

Contacte-nos!
Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas.