No âmbito do Despacho n.º 12876-C/2024 a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) reuniu com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) no dia 4 de setembro, partilhando contributos para a operacionalização da nova funcionalidade de agendamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) através do Portal SNS 24.
Foram também identificadas oportunidades de melhoria no que concerne à gestão dos diferentes softwares utilizados na partilha estruturada de resultados e ainda relativamente à revisão de codificação clínica com especial foco na Insuficiência Cardíaca, Doença Renal Crónica e Alergologia.
A estreita colaboração entre os laboratórios convencionados de proximidade e a SPMS tem permitido a concretização de avanços relevantes, através da implementação de soluções tecnológicas que melhoram o acesso à saúde, empoderam os utentes e munem os profissionais de saúde de ferramentas adequadas.
Assinalando o 46ª aniversário do Serviço Nacional de Saúde, renovamos o compromisso de mobilizar a capacidade instalada de que dispomos para reforçar uma resposta em saúde mais equitativa, de qualidade e baseada em valor.
Partilha esta notícia
Outras Notícias

Nota de Pesar- Dr. Miguel Silvestre
É com profunda consternação que a Direção da APAC comunica o falecimento do Farmacêutico Luís Miguel de Figueiredo Silvestre, uma personalidade ímpar da profissão farmacêutica portuguesa, cujo desaparecimento representa uma perda profundamente sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de com ele conviver e colaborar.

APAC-Reunião entre os Farmacêuticos Especialistas em análises clínicas e a Ordem dos Farmacêuticos
A Ordem dos Farmacêuticos promoveu, no passado dia 20 de maio, uma reunião com farmacêuticos especialistas em Análises Clínicas e representantes de laboratórios privados, com o objetivo de debater os principais desafios e perspetivas futuras da especialidade. A APAC esteve presente na reunião, tendo igualmente participado ativamente na discussão dos temas em análise.