Resultados do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (4.ª fase)
– Relatório

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) divulga o relatório de apresentação dos resultados da quarta fase do Inquérito Serológico Nacional COVID-19 (ISN COVID-19), desenvolvido pelo INSA, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, em colaboração com a Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANLC), a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) e 36 unidades do Serviço Nacional de Saúde.

Em populações com elevadas coberturas vacinais, os estudos sero-epidemiológicos à COVID-19 mantêm-se como ferramentas úteis para monitorizar o nível de imunidade populacional e a evolução do número de infeções recentes, assim como para avaliar a implementação do programa de vacinação e identificar grupos de maior suscetibilidade. Juntamente com os estudos de efetividade vacinal e com os dados da vigilância epidemiológica, estes estudos contribuem para um melhor conhecimento da situação epidemiológica e para a adaptação das medidas de saúde pública implementadas.

Desenvolvido pelos departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas do INSA, o ISN COVID-19 tem como objetivo conhecer a distribuição dos anticorpos específicos contra SARS-CoV-2 na população residente em Portugal, por grupos etários e regiões. Esta informação permitirá monitorizar a imunidade da população após a implementação do programa de vacinação contra a COVID-19.

Pode consultar o relatório em: https://www.insa.min-saude.pt/resultados-do-inquerito-serologico-nacional-covid-19-4-a-fase-relatorio/

Partilha esta notícia

Outras Notícias

Contact to Listing Owner

Captcha Code