A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) reuniu no passado dia 22 de janeiro, na Assembleia da República, com o Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Nesta audiência participaram a Deputada Susana Correia, coordenadora do PS na Comissão de Saúde, e a Deputada Irene Costa, membro da mesma comissão.
Durante a reunião, a APAC reafirmou o papel dos laboratórios de análises clínicas convencionados enquanto rede de diagnóstico de proximidade, fundamental para garantir o acesso, a qualidade e a equidade nos cuidados de saúde prestados à população.
A APAC sublinhou igualmente a importância de preservar e reforçar a rede convencionada de análises clínicas enquanto ativo estratégico do Serviço Nacional de Saúde, garantindo a sustentabilidade financeira do setor, o controlo da despesa pública e a valorização dos profissionais.
A Associação continuará a desenvolver esforços junto dos decisores políticos e das entidades competentes, colaborando na definição de soluções que assegurem a sustentabilidade do setor, a equidade no acesso aos cuidados de saúde e a valorização dos profissionais de análises clínicas.
Partilha esta notícia
Outras Notícias

XXIV Encontro Científico APAC
A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) realizou, nos dias 16 e 17 de outubro de 2026, no Porto, o XXIV Encontro Científico da APAC, uma iniciativa dedicada à reflexão e à partilha de conhecimento sobre os principais desafios e oportunidades do setor das análises clínicas em Portugal.

APAC e SPMS reforçam diálogo sobre transformação digital e dados em saúde
A APAC reuniu, no dia 17 de setembro, com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), na sede da entidade, em Lisboa, num encontro que contou com a presença do Presidente dos SPMS, Dr. Luís Goes Pinheiro.