
A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg) à COVID-19, que vigorava até ao final do mês de janeiro, foi alargada até 28 de fevereiro, de acordo com a Portaria n.º 57/2022, assinada pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e publicada dia 27 de janeiro em Diário da República.
De acordo com a Portaria, o Governo justifica a prorrogação desta medida com a necessidade de, no contexto da situação epidemiológica atual, “assegurar a vigência do regime excecional e temporário até ao dia 28 de fevereiro de 2022, prosseguindo a utilização de testes para deteção do SARS-CoV-2”.
O objetivo da comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg) à COVID-19 continua a ser a intensificação da utilização dos testes para deteção do SARS-CoV-2 por parte da população, e contribuir para reforçar o controlo da pandemia de COVID-19. Atualmente, são 1.351 as farmácias espalhadas pelo país que disponibilizam testes gratuitos, 684 laboratórios onde estes testes podem também ser realizados, e ainda 56 outras entidades devidamente autorizadas para levar a cabo os referidos testes.
O plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal pretende contribuir para o controlo da epidemia da COVID-19 no País, através da promoção da testagem para SARS-CoV-2, sobretudo na identificação precoce de casos assintomáticos de forma ativa, como resultado de uma testagem intensificada e dirigida, complementada com a criação de todas as oportunidades de testagem, com o envolvimento interinstitucional.
- Portaria n.º 57/2022 | D.R. n.º 19/2022, Série I de 2021-01-27
Estabelece um regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.
Partilha esta notícia
Outras Notícias

APAC presente no II Encontro de Saúde Pública do INSA Porto
APAC presente no II Encontro de Saúde Pública do INSA Porto A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) esteve presente no II Encontro de Saúde

APAC reúne com Secretário de Estado da Gestão da Saúde
APAC reúne com Secretário de Estado da Gestão da Saúde A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) reuniu no dia 10 de setembro com o