Nota de Homenagem – Dr. António Rocha e Costa

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr. António Rocha e Costa (1951-2025), farmacêutico ilustre que fez parte dos corpos sociais da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) em representação do Laboratório, que fundou com a sua colega Dra. Maria La Salete Robles e o irmão Manuel Pereira, em 1980, com uma unidade laboratorial, em Vila Nova de Famalicão, e outra em Guimarães, onde assumiu a função de diretor técnico.

As duas unidades laboratoriais constituíram uma referência pela confiança e pelos elevados padrões de qualidade que mereceram desde logo o reconhecimento dos seus concidadãos/utentes, médicos e colaboradores na prestação de serviços de saúde de análises clínicas.

O Dr. António Rocha e Costa sempre esteve ligado às estruturas profissionais dos farmacêuticos, de forma particular na Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos e como Presidente da Direção e depois como Presidente da Mesa da Assembleia Geral Regional  da Secção Regional do Norte tendo dedicado a sua ação de forma particular no que respeita ao sector das Análises Clínicas, tendo sido membro de vários Conselhos do Colégio da Especialidade em Análises Clínicas, onde deixou a sua marca, como impulsionador da profissão, e na dignificação dos Laboratórios. Nos vários cargos que desempenhou granjeou sempre o respeito e admiração dos seus colegas pela sua personalidade muito particular e cordata onde procurava sempre os consensos para atingir os melhores resultados. 

De destacar a sua cultura e grande capacidade interventiva: para além da sua intervenção nas organizações profissionaisfoi diretor do Jornal “O Povo de Guimarães” de 1993 a 1999, presidente da direção da Associação Muralha (Associação de Guimarães para a defesa do património), diretor do Centro Equestre de Guimarães e, também, exerceu funções de direção e presidente da AG da Associação Familiar Vimaranense, uma associação mutualista com mais de 100 anos de existência.

A Direção da APAC apresenta as suas condolências à sua família, em particular à sua Mulher Dra. Helena Freitas, ao seu filho Dr. José Costa, ambos farmacêuticos, e à sua filha Ana Costa, que podem orgulhar-se muito do nosso António Rocha e Costa que merece o reconhecimento de todos nós e que ficará na nossa história como exemplo pela sua dedicação multifacetada à profissão aos seus concidadãos e à sociedade.

Partilha esta notícia

Outras Notícias