É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr. António Rocha e Costa (1951-2025), farmacêutico ilustre que fez parte dos corpos sociais da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) em representação do Laboratório, que fundou com a sua colega Dra. Maria La Salete Robles e o irmão Manuel Pereira, em 1980, com uma unidade laboratorial, em Vila Nova de Famalicão, e outra em Guimarães, onde assumiu a função de diretor técnico.
As duas unidades laboratoriais constituíram uma referência pela confiança e pelos elevados padrões de qualidade que mereceram desde logo o reconhecimento dos seus concidadãos/utentes, médicos e colaboradores na prestação de serviços de saúde de análises clínicas.
O Dr. António Rocha e Costa sempre esteve ligado às estruturas profissionais dos farmacêuticos, de forma particular na Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos e como Presidente da Direção e depois como Presidente da Mesa da Assembleia Geral Regional da Secção Regional do Norte tendo dedicado a sua ação de forma particular no que respeita ao sector das Análises Clínicas, tendo sido membro de vários Conselhos do Colégio da Especialidade em Análises Clínicas, onde deixou a sua marca, como impulsionador da profissão, e na dignificação dos Laboratórios. Nos vários cargos que desempenhou granjeou sempre o respeito e admiração dos seus colegas pela sua personalidade muito particular e cordata onde procurava sempre os consensos para atingir os melhores resultados.
De destacar a sua cultura e grande capacidade interventiva: para além da sua intervenção nas organizações profissionaisfoi diretor do Jornal “O Povo de Guimarães” de 1993 a 1999, presidente da direção da Associação Muralha (Associação de Guimarães para a defesa do património), diretor do Centro Equestre de Guimarães e, também, exerceu funções de direção e presidente da AG da Associação Familiar Vimaranense, uma associação mutualista com mais de 100 anos de existência.
A Direção da APAC apresenta as suas condolências à sua família, em particular à sua Mulher Dra. Helena Freitas, ao seu filho Dr. José Costa, ambos farmacêuticos, e à sua filha Ana Costa, que podem orgulhar-se muito do nosso António Rocha e Costa que merece o reconhecimento de todos nós e que ficará na nossa história como exemplo pela sua dedicação multifacetada à profissão aos seus concidadãos e à sociedade.
Partilha esta notícia
Outras Notícias

APAC presente no II Encontro de Saúde Pública do INSA Porto
APAC presente no II Encontro de Saúde Pública do INSA Porto A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) esteve presente no II Encontro de Saúde

APAC reúne com Secretário de Estado da Gestão da Saúde
APAC reúne com Secretário de Estado da Gestão da Saúde A Associação Portuguesa de Analistas Clínicos (APAC) reuniu no dia 10 de setembro com o