O novo Governo agora empossado tem menos ministérios (17) e secretarias de Estado (38) do que o Executivo anterior, sendo também o primeiro Governo com mais ministras que ministros. Os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão estar fisicamente concentrados no mesmo edifício, na atual sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.
Marta Temido é uma das sete ministras que transita do Governo anterior – apenas João Gomes Cravinho muda para os Negócios Estrangeiros. Licenciada em Direito, mestre em Gestão e Economia da Saúde e doutora em Saúde Internacional, possui especialização em Administração Hospitalar, área a que esteve mais ligada, tendo pertencido ao conselho de administração de vários hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Antes da entrada para o Governo, em outubro de 2018, para suceder ao ministro Adalberto Campos Fernandes, foi presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde. Nas últimas eleições legislativas, foi cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Coimbra.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, mantém também o cargo no XXIII Governo Constitucional. Médico de formação, licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com especialização em Ortopedia. Trabalhou no Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria, até ao início da XIII Legislatura, em outubro de 2015, quando foi eleito, pela primeira vez, deputado à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral de Leiria do PS. Foi coordenador do Grupo Parlamentar na Comissão de Saúde e reeleito deputado em 2019, sendo então nomeado secretário de Estado da Saúde. Em setembro de 2020, assumiu o cargo de secretário de Estado Adjunto e da Saúde, em substituição de Jamila Madeira. Nas últimas eleições legislativas foi cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral de Leira, de onde é natural.
O elenco governativo do Ministério da Saúde fica completo com nomeação da nova secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, até à data secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa. Entrou pela primeira vez para o Governo, em 2017, para a secretaria de Estado da Administração e do Emprego Público. Licenciada em Direito, mestre em Administração e Políticas Públicas, esteve na Câmara Municipal de Lisboa como diretora de Recursos Humanos e diretora de Serviços Gerais. Integrou as listas do PS às últimas eleições legislativas, tendo sido eleita pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Clique para ler o discurso de posse do primeiro-ministro, António Costa.
Partilha esta notícia
Outras Notícias
Interpretação de Resultados Laboratoriais
Nos próximos dias 03 e 04 de junho irá decorrer uma formação organizada pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos em parceria com a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos com a temática ‘’Interpretação de Resultados Laboratoriais’’.
Interpretação de Análises Clínicas no Seguimento Farmacoterapêutico
No passado dia 22 de abril, a Associação Portuguesa de Analistas Clínicos dinamizou um workshop denominado “Interpretação de Análises Clínicas no Seguimento Farmacoterapêutico”.